Glossário do Ágile

Quem trabalha na área de TI provavelmente pelo menos já ouviu falar em práticas ágeis ou agile. Mais do que apenas a própria palavra pode fazer entender (ágil: ligeiro, pronto; que se move com facilidade, desenvoltura), agile abraça uma série de métodos, frameworks e abordagens de trabalho que compartilham de uma mesma filosofia. As suas bases foram sintetizadas por uma série de princípios batizada como Manifesto Ágil. Recentemente o PMI reconheceu o valor dessas práticas e criou inclusive uma certificação (PMI Agile Certified Practitioner ou PMI-ACP) .

No final da década de 1990 diversas metodologias começaram a atrair a atenção do mercado. Cada uma tinha uma combinação diferente entre velhas e novas ideias. Em comum enfatizavam a estreita colaboração entre as equipe de desenvolvimento e de negócios, através da comunicação face a face, entregas frequentes de software, equipes auto-organizáveis, ideias inovadoras para elaborar o código e flexibilidade para as inevitáveis mudanças nos requisitos.  

 

Passados mais de dez anos desde a publicação do Manifesto Ágil, algumas dessas técnicas como Scrum, Lean e XP atingiram níveis de maturidade extraordinários, que se refletem na sua adoção global por empresas de todos os portes, desde pequenas software houses até gigantes de TI. O Gartner prevê que no final de 2012 os métodos ágeis serão utilizados em mais de 80% dos projetos de desenvolvimento de software.

gerente de projetos de TI é um eterno refém de resultados. Orçamentos apertados, clientes exigentes, competição feroz e recursos limitados são uma constante na vida de todo gerente de projetos. Os métodos ágeis tem sido adotados dramaticamente no mundo inteiro para encarar os desafios de um mercado de TI ávido por agilidade e resultados imediatos. Estudos do PMI tem demonstrado que a utilização de métodos ágeis praticamente triplicou entre dezembro de 2008 e maio de 2011.

  • Burn-down Chart: diagrama que monitora      quanto trabalho ainda deve ser executado para implementar um segmento do      software sendo desenvolvido durante um Sprint.
  • Daily Scrum: reuniões diárias e breves,      em torno de 15 minutos, entre o Scrum Master e o Scrum Team      com o objetivo de manter o trabalho fluindo de maneira suave e eliminar      qualquer impedimento.
  • Product Backlog: lista de pendências      corrente que contém os objetivos do projeto e suas prioridades. Gerenciada      pelo Product Owner.
  • Product Owner: pessoa responsável pelo Product      Backlog e por garantir que o projeto esteja fluindo corretamente      dentro de uma perspectiva de negócios. Pode ser um analista de negócios da      Dextra ou o cliente.
  • Release Backlog: o mesmo que o Product      Backlog, mas restrito a um release do produto (um Sprint, por      exemplo).
  • Scrum Master: o líder do Scrum Team.
  • Scrum Team: a equipe de um projeto      Scrum formada por engenheiros de software, auto-gerenciada,      auto-organizada, independente de um gerente formal.
  • Sprint: a iteração dentro da qual o      Scrum Team se concentra em realizar os objetivos definidos pelo Sprint      Backlog corrente. Datas limites não podem ser ultrapassadas.
  • Sprint Backlog: uma lista de tarefas para      um Sprint. Consiste nas decisões que o Product Owner tomou      para priorizar as funcionalidades. É detalhada ao final do primeiro dia do      Sprint em uma reunião entre o Product Owner e o Scrum      Team.
  • Sprint Retrospective: reunião que ocorre ao      final de cada Sprint, com aproximadamente 3 horas de duração. A      equipe revisa os pontos positivos o último Sprint e o que precisa      ser melhorado para o seguinte.
  • Sprint Review: reunião informal, também,      ao final de cada Sprint, durante a qual a equipe apresenta para a      equipe gerencial, clientes e o Product Owner o que foi criado      durante o Sprint.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s