Quais as atitudes e comportamentos devemos ter ao iniciar um novo dia de trabalho?

As primeiras horas de trabalho podem ter um efeito significativo para o seu nível de produtividade no restante do dia. Por isso, ter uma rotina matinal que leve você ao sucesso é essencial. Confira algumas práticas que podem fazer isso por você.

LogoGP

1. Chegar na hora

Talvez o comportamento seja óbvio para algumas pessoas, mas muitos profissionais não se dão conta de que chegar atrasado não apenas deixa uma má impressão como também atrapalha toda a sua rotina de trabalho.

2. Meditar

Chegar ao trabalho correndo para colocar suas tarefas em prática não é sinal de produtividade. Se acalmar, fazer uma pausa e pensar no dia que você tem pela frente ajuda a construir uma rotina de trabalho que permita a você ter tranquilidade.

3. Tomar um café da manhã apropriado

Embora o café da manhã seja a refeição mais importante do dia, poucas pessoas conseguem fazê-la em casa, antes de sair para o trabalho. Por isso, é importante garantir que você não pulará essa parte da sua alimentação, mesmo que você já esteja no escritório. Com um bom café da manhã você consegue a energia mental necessária para resolver seu dia de trabalho.

4. Limpar sua mesa

Trabalhar em um ambiente bagunçado pode atrapalhar a sua produtividade, por isso é uma boa ideia começar seu dia de trabalho limpando a mesa e tirando dela todas as coisas que já foram resolvidas ou ainda podem atrapalhar. Se organizar é fundamental.

5. Exercitar o bom humor

Preste atenção ao seu humor e em como ele pode afetar os seus colegas de trabalho. Talvez você tenha começado o dia com o pé esquerdo, mas permitir que isso afete seu trabalho vai atrapalhar não apenas você como toda a equipe. Tente se acalmar, manter a paciência e pensar de maneira positiva.

6. Organizar seu dia

A primeira hora do seu dia de trabalho é a melhor para que você defina as prioridades do dia e mantenha o foco naquilo que realmente precisa ser concluído. Faça uma lista de tarefas ou atualize a que você deixou incompleta no dia anterior e tente se manter fiel a ela. Lembre-se apenas de que imprevistos podem surgir ao longo do dia.

7. Comunicar-se

Ainda que você não seja uma pessoa matinal e demore para entrar nos eixos, é fundamental manter a comunicação com seus colegas desde o início do dia de trabalho. Esforce-se para estar presente não apenas com o corpo, mas também com a sua mente. Seja participativo, estabeleça a comunicação.

8. Pequenas reuniões com a equipe

Uma boa maneira de começar o dia é ter breves reuniões com a equipe, apenas para compartilhar os principais objetivos do dia. A conversa não precisa levar mais que 5 minutos e pode ser feita na mesa de um dos profissionais. Vocês podem, inclusive, dispensar as cadeiras, para garantir que seja uma conversa rápida.

9. Lembrar-se do seu propósito na carreira

Por mais piegas que pareça, manter uma conexão com seus propósitos maiores vai manter você motivado no trabalho que exerce. Tire um momento apenas para se lembrar do que você pretende alcançar na sua carreira e como suas tarefas podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.

10. Controlar o uso do e-mail

É muito fácil perder bons minutos do início do dia de trabalho se deixando distrair pela caixa de e-mails. Não caia nessa armadilha. Evite ficar analisando os e-mails que respondeu na noite anterior, etc. Faça uma triagem rápida, encontre os assuntos mais importantes e, dentro deles, identifique os que precisam ser respondidos. O resto pode ser visto depois.

2 comentários sobre “Quais as atitudes e comportamentos devemos ter ao iniciar um novo dia de trabalho?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s