Lições Aprendidas em Projetos

 

Milhares de projetos são gerenciados nas organizações em torno do globo. Neste contexto, torna-se cada vez mais imprescindível o uso de boas práticas em gerenciamento de projetos, sendo uma delas as Lições Aprendidas.

 

Aprender com os erros e acertos é fundamental para a vida de qualquer ser humano e nas organizações não é diferente uma vez que elas tem uma tendência a esquecer do passado e digo que não é difícil entender o porquê desse esquecimento.

Definição: um registro formal das respostas a perguntas feitas pelas partes interessadas do projeto como, por exemplo: Ao longo do projeto o que deu certo e o que deu errado?

A importância da documentação de Lições Aprendidas é um fato, gera benefícios para a organização como um todo e é responsabilidade do líder do projeto incentivar e definir a melhor forma de gerenciá-las.

Estabelecer um bom processo para coletar e armazenar as Lições Aprendidas vai ajudar a organização a não deixar que os erros se repitam e os acertos possam ser feitos, portanto é importante registrar tanto as boas quanto as más experiências do projeto.

Lições Aprendidas: Regras de Criação:

        Toda lição aprendida precisa ser clara e coerente, utilizando um bom nível de linguagem;

        Deve ser escrita de forma que qualquer pessoa seja capaz de compreender e utilizá-la em seu trabalho;

        Deve conter um título coerente, com boa referência a lição;

        Deve ser corretamente categorizada utilizando uma linguagem fácil de entendimento;

        Devem-se usar períodos curtos evitando redundâncias e informações não essenciais.

Toda lição aprendida DEVE conter:

        Título: Coerente, com boa referência a lição aprendida;

        Categoria: A Categoria define o tema ou assunto da lição aprendida;

        Resumo: É um resumo da lição aprendida.

Toda lição aprendida PODE conter:

        Arquivos anexados: Apresentações, fotos, planilhas, arquivos de texto;

        Links para referência: Endereços web (internet / intranet);

        Contribuintes: Pessoas que de alguma forma tenham contribuído, ou participado da execução do evento listado;

        Relações: Relação da lição aprendida narrada com outros documentos existentes na base de conhecimento.

O sucesso é aprender com os erros e atingir o crescimento. Nenhuma vitória é mais doce, sem ter que trabalhar duro para isso. Assim, o sucesso vem depois de falhas em algum ponto. Lições Aprendidas é positivo sempre, para o projeto e para a vida.

Para os projetos de Tecnologia da Informação as Lições Aprendidas também precisam ser obtidas ao longo de todos os projetos. 

A importância da documentação de Lições Aprendidas é um fato, gera benefícios para a organização como um todo e é responsabilidade do líder do projeto incentivar e definir a melhor forma de gerenciá-las.

Estabelecer um bom processo para coletar e armazenar as Lições Aprendidas vai ajudar a organização a não deixar que os erros se repitam e os acertos possam ser feitos, portanto é importante registrar tanto as boas quanto as más experiências do projeto.

Lições Aprendidas: Regras de Criação:

        Toda lição aprendida precisa ser clara e coerente, utilizando um bom nível de linguagem;

        Deve ser escrita de forma que qualquer pessoa seja capaz de compreender e utilizá-la em seu trabalho;

        Deve conter um título coerente, com boa referência a lição;

        Deve ser corretamente categorizada utilizando uma linguagem fácil de entendimento;

        Devem-se usar períodos curtos evitando redundâncias e informações não essenciais.

Toda lição aprendida DEVE conter:

        Título: Coerente, com boa referência a lição aprendida;

        Categoria: A Categoria define o tema ou assunto da lição aprendida;

        Resumo: É um resumo da lição aprendida.

Toda lição aprendida PODE conter:

        Arquivos anexados: Apresentações, fotos, planilhas, arquivos de texto;

        Links para referência: Endereços web (internet / intranet);

        Contribuintes: Pessoas que de alguma forma tenham contribuído, ou participado da execução do evento listado;

        Relações: Relação da lição aprendida narrada com outros documentos existentes na base de conhecimento.

O sucesso é aprender com os erros e atingir o crescimento. Nenhuma vitória é mais doce, sem ter que trabalhar duro para isso. Assim, o sucesso vem depois de falhas em algum ponto. Lições Aprendidas é positivo sempre, para o projeto e para a vida.

Para os projetos de Tecnologia da Informação as Lições Aprendidas também precisam ser obtidas ao longo de todos os projetos.

Saiba mais sobre Lições Aprendidas

2 comentários sobre “Lições Aprendidas em Projetos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s